Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Eduardo Siqueira Campos retorna à Prefeitura com o compromisso de uma gestão democrática e transparente

 

A tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, foi marcada pela posse de José Eduardo Siqueira Campos, que retorna à Prefeitura de Palmas após três décadas do seu primeiro mandato como prefeito. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, também empossou o pastor Carlos Eduardo como vice-prefeito. O evento teve início com a posse dos 23 vereadores eleitos para a 10ª legislatura (2025-2028). Em seguida, ocorreu a eleição da nova mesa diretora da Câmara, tendo como presidente eleito o vereador Marlon Barbosa.

Primeiro pronunciamento como prefeito

Durante seu discurso de posse, Eduardo Siqueira Campos relembrou sua trajetória política e destacou o compromisso com a transparência e o diálogo democrático. “Há exatos 32 anos, eu fazia o mesmo juramento. Já acumulo 24 anos de mandato e inicio agora o caminho para 28 anos de serviço público, se assim Deus me permitir. Perante esta Casa, senhor presidente, respeitando a soberania dos poderes, convido-os a uma convivência democrática com o Executivo e isso se estende a todos os senhores vereadores. Reitero aqui meu compromisso com a transparência: tornaremos as paredes do Paço como cristal ou vidro, para que a sociedade acompanhe cada ato que praticaremos na Prefeitura de Palmas.”

O novo prefeito também homenageou a memória de seu pai, Siqueira Campos, figura icônica na história política do Tocantins, e a influência que exerceu em sua formação. “Aos cinco anos de idade, assisti a uma solenidade como esta, vendo o vereador Siqueira Campos ser empossado presidente da Câmara de Colinas (TO). Aprendi com ele que entre os poderes independentes devem existir pontes e não muros. É pelas pontes que vamos e por elas retornamos. Sou verdadeiramente apaixonado pelo Parlamento e, como parlamentar, vivi grandes e importantes momentos para esta nação. Contudo, resumo este momento como o mais importante da minha vida.”

Eduardo encerrou sua fala reafirmando os compromissos assumidos durante sua campanha. “Prometo, diante desta Casa, me esforçar diariamente para que o palmense recupere o orgulho de viver em uma capital planejada, bem cuidada, limpa, atrativa, produtiva e inclusiva. Quero transformar Palmas em um centro de oportunidades que se destaque pela excelência na educação, na medicina, na construção civil, e na oferta de serviços públicos. Meu desejo é fortalecer a economia de Palmas e dar a ela a relevância que ela merece”.

Resultados eleitorais

Eleito com 53,03% dos votos válidos (78.673 votos) em um segundo turno histórico, por ser o primeiro da capital tocantinense, Eduardo Siqueira Campos retorna ao cargo que ocupou entre 1993 e 1997, período em que foi o primeiro prefeito eleito de Palmas. Sua gestão foi marcada por ações visionárias que moldaram a identidade da Capital, como a implementação do traçado urbanístico planejado, obras de saneamento básico e a consolidação de bairros, como as Arnos e os Jardins Aurenys.

Legado e trajetória política

José Eduardo Siqueira Campos, casado com Polyanna Marques Siqueira Campos e  pai de sete filhos, é uma figura emblemática na história do Tocantins. Filho de Aureny Siqueira Campos e José Wilson Siqueira Campos, articulador da criação do Estado, Eduardo nasceu em Campinas (SP) em 4 de março de 1959. Formado em Pedagogia, iniciou sua carreira política como deputado federal pelo Tocantins, em 1988. Ao longo de sua trajetória, ocupou posições de destaque, incluindo secretarias estaduais e a presidência de grupos de comunicação no Tocantins. Agora, em 2025, assume pela segunda vez a Prefeitura de Palmas, trazendo consigo uma rica experiência administrativa e política.

Conheça um pouco mais sobre o vice-prefeito

Natural de Goiânia (GO), o vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Batista Velozo, tem 44 anos, é casado com Cintia Coelho Câmara Velozo e pai de João Elias, João Emanuel, Ana Vitória e João Eduardo. É Formado em Pedagogia e Teologia e mora em Palmas desde julho de 2003. É pastor da Igreja Assembleia de Deus, Nação Madureira, há 16 anos, sendo o 5º vice-presidente da igreja, em Palmas. É também líder da área de casais e de curso preparatório para noivos.

Mesa Diretora da Câmara (2025-2026)

Presidente: Marilon Barbosa (REP)
Vice-Presidente: Marcos Júnior (PL)
1° secretário: Thiago Borges (PL)
2° secretário: Zé Branquim (PP)
3° secretário: Dr. Vinícius Pires (REP)

Vereadores empossados para a 10° legislatura 2025 a 2028:

– Marcio Reis (PSDB) – reeleito
– Folha (PSDB) – reeleito
– Karina Café (Republicanos)
– Marilon Barbosa (Republicanos) – reeleito
– Carlos Amastha (PSB)
– Dr. Vinícius Pires (Republicanos)
– Marycats da Causa Animal (Podemos)
– Marcos Júnior (PL)
– Wilton do Zé Branquim (PP)
– Joatan de Jesus (PL) – reeleito
– Thiago Borges (PL)
– Josmundo (PL) – suplente em 2020 e reeleito
– Professora Iolanda Castro (Republicanos) – reeleita
– Delma Freitas (PP)
– Juarez Rigol (PL)
– Thamires do Coletivo Somos (PT)
– Waldson da Agesp (PSDB) – reeleito
– Rubens Uchôa (União) – reeleito
– Balaio (Avante)
– Débora Guedes (Podemos)
– Walter Viana (PDR)
– Alex Mascarenhas (MDB)
– Dian Carlos (SD)

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...